O Outro Lado do Paraíso
Longa-metragem
Sinopse
Um menino de 12 anos narra as aventuras do pai, um idealista sonhador, no Brasil dos anos 60, que sai do interior de Minas Gerais para Brasília, inaugurada recentemente, mas ainda com obras em andamento.
O desejo de ascensão profissional e de participar da construção da nova capital leva Antônio, a mulher e os três filhos, num caminhão, para a capital do país. Embalado pela agitação política do período e pelas reformas prometidas pelo então presidente João Goulart, Antônio se depara com a militância política e a agitação dos trabalhadores. Chega o golpe militar. Os sonhos se tornam pesadelo de um dia para o outro. Um capítulo efervescente da história do país contado a partir dos sonhos de uma família do interior do Brasil.
O filme contém imagens inéditas do Golpe Militar de 1964, que ficaram guardadas por décadas. Além do mais, "O Outro Lado do Paraíso" marcou a volta de produções do Polo Cinematográfico de Brasília, após 12 anos fechado.
País, ano, duração:
Brasil, 2014, 100'
Direção:
André Ristum
Produção:
Nilson Rodrigues, Luiz Fernando Emediato
Produção executiva:
Marcio Curi
Roteiro:
Luiz Fernando Emediato, Marcelo Müller, José Rezende, André Ristum e Ricardo Tiezzi
Assistente de Direção:
Suzy Milstein
Direção de fotografia:
Hélcio Alemão Nagamine
Direção de arte:
Alberto Grimaldi
Figurino:
Kika Lopes
Som direto:
Wilson Ferreira e Tiago Picardo
Montagem:
Gustavo Giani
Trilha sonora original:
Patrick de Jongh
Elenco principal:
Eduardo Moscovis, Davi Galdeano, Simone Iliescu, Maju Souza, Flavio Bauraqui.
Principais Prêmios e Festivais
Ganhou os prêmios de Melhor Roteiro, Ator, Atriz, Edição de Som, Direção de Arte, Som Direto, além de Melhor filme pelo Júri Popular no Festival de Brasília (Prêmios da Câmara Legislativa) e foi escolhido como Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Gramado.
Em Trieste, na Itália, ganhou o prêmio principal, do Júri Oficial, e também o concedido pelo Júri Popular de Jovens. Neste mesmo festival Maju Souza ganhou o prêmio de Melhor Atriz. Em Lleida, na Catalunha (Espanha), ganhou o Prêmio Radio Exterior de Espanha, ao longa metragem que melhor reflete a realidade latino americana e foi o segundo melhor filme, pelo Júri Popular.
Foi exibido também nos Festivais do Rio, Mostra de Cinema de São Paulo e em festivais e mostras em Guadalajara, Havana, Lima, São Domingos, Santander, Montevidéu, Buenos Aires, Punta del Este, Chicago, Moscou e Luxemburgo.
Elenco
Simone Iliescu
"ASSÉDIO" Globo e "PACTO DE SANGUE", Netflix.
Flavio Bauraqui
"MUSSUM, O FILMIS", de Silvio Guindane e "A VIDA INVISÍVEL" de Karim Aïnuz..
Maju Souza
"AS DUAS IRENES", de Fabio Meira.