
Televisão
TV
Impressões do Mundo
Após o sucesso da série documental "Impressões do Brasil", com os principais escritores contemporâneos da produção literária brasileira, apresentamos a série documental "Impressões do Mundo", em 26 capítulos, com 26 notáveis autores contemporâneos de diferentes nacionalidades. Um retrato de seus estilos de vida e de trabalho, suas diferentes perspectivas, as criações e desafios, e a diversidade literária mundial. Tudo isso com imagens de suas cidades, seus ambientes de criação e materiais específicos, como fotos, trechos de filmes, entrevistas históricas e outros documentos, que ilustram seus processos de criação e o contexto de suas obras.












































Tipologia: Obra seriada | Gênero: Documental | Episódios: 26 | Duração: 25 minutos | Direção: Ronaldo Duque Roteiro: Nilson Rodrigues | Ano de Produção: 2016 | Exibição: Canal Curta!, TV Brasil, TV5 Monde, Net Now
Impressões do Mundo 2
*Seriado em estágio de pré-produção.
A segunda temporada da série de TV “Impressões do Mundo”, com 13 episódios de 25 minutos cada, abrange escritores e escritoras ibero-americanos e africanos de Língua Portuguesa. A série contemplará gêneros literários variados, como romance, poesia, conto e crônica, com um autor por episódio, proporcionando ao telespectador um panorama da produção literária de Portugal, Espanha, das três Américas e da África Portuguesa. A primeira temporada da série “Impressões do Mundo” foi realizada com o Canal Curta! com financiamento do FSA - Fundo Setorial do Audiovisual. Com 26 episódios de 25 minutos cada, a série abordou escritores e escritoras de todos os continentes, tendo tido três licenciamentos e estando até o momento na grade de programação do Canal Curta! e também disponibilizada em VOD pela plataforma Tamanduá.
Nessa primeira edição foram temas dos episódios os seguintes escritores: Alice Walker, Senel Paz, Antonio Skármeta, James Holston, Miguel Sousa Tavares, Leonardo Padura, Mempo Giardinelli, Mia Couto, Tariq Ali, Samanta Schweblin, Vandana Shiva, Eduardo Sacheri, Jean Claude Carrière, Valter Hugo Mãe, Mario Bellatin, Alan Riding, Richard Bourne, John Dramani, Wole Soyinka, Kangni Alem, Naomi Wolf, Murong Xuecun, Pierre Lévy, Rodrigo Hasbún, Laura Albert e Boaventura de Souza Santos.
A série “Impressões do Mundo” busca dialogar com todos os públicos, indo além daquele espectador que já se interessa por literatura. Diferente de outras criações artísticas, a literatura quase sempre mantém seu autor atrás das páginas, escondido, como uma figura invisível e distante do leitor. Cada episódio leva o espectador a um contato vivo e próximo com o autor, possibilitando conhecer o seu processo criativo e sua história. Isto interessa àqueles que já são aficionados em livros mas também gera curiosidade nos que ainda não despertaram para a leitura. A junção de nomes consagrados com os que ainda estão em patamares ainda não tão altos de consagração,mas que já foram reconhecidos pela crítica e por parcela do mercado e do público, amplia o universo de possibilidades e de visibilidade, oferecendo um cardápio diversificado das produções literárias dos três continentes nessa nova temporada.
Ao destacar autores e autoras das Américas do Sul, Central e do Norte, mais Portugal e Espanha, e de países africanos de Língua Portuguesa na composição desta edição, o que se quer é privilegiar a literatura dessas regiões, que têm elevado significado para a cultura brasileira, pela história colonial comum e pelas duas línguas que unem as Américas ao continente europeu e africano. O Brasil tem uma histórica relação comercial e cultural que privilegia a estética que vem dos EUA, sem se dar conta da rica produção artística, cultural e literária dos países ibero-americanos e africanos. Os nomes foram selecionados pela experiente curadora Lidia Luther, são escritoras e escritores consagrados e também mais jovens, mas já com reconhecimento fora de seus países de origem. A seleção de um número maior de escritoras não é uma concessão, mas um retrato da atual afirmação das mulheres no campo da literatura, no mercado e na crítica especializada.
Pedro Juan Gutiérrez - Cuba, Beatriz Sarlo - Argentina, Lobo Antunes - Portugal, Maitena Burundarena - Argentina, Laura Restrepo - Colômbia, Rosa Montero - Espanha, Paulina Chiziane - Moçambique, com carreira mais longas e nascidos até a década de 1950, somam-se aos mais jovens, mas não menos importantes e consagrados como Alejandra Costamagna - Chile, Gonçalo M. Tavares - Portugal, Valeria Luiselli - México, Mônica Ojeda - Equador, José Eduardo Agualusa e Horacio Castellanos Moya - Honduras, compondo um panorama diversificado de gêneros literários e nacionalidades.
Impressões do Brasil
Impressões do Brasil é uma série de televisão de 30 episódios no formato documentário. Cada episódio retrata um grande escritor contemporâneo, ainda em atividade. O conjunto deles representa as cinco regiões brasileiras, com trabalhos nos gêneros: romance, poesia, conto, crônica e memória, formando um painel representativo da produção literária contemporânea brasileira e da diversidade de origens, gêneros e estilos dos principais criadores.
















Tipologia: Obra seriada | Gênero: Documental | Episódios: 30 | Duração: 26 minutos | Direção: Ronaldo Duque
Roteiro: Nilson Rodrigues | Ano de Produção: 2010 | Exibição: Canal Curta!, TV Brasil, Arte 1, TV5 Monde, Net Now
Impressões do Brasil 2
*Seriado em estágio de pré-produção.
"Impressões do Brasil - 2ª Temporada" é uma série de televisão de 13 episódios, de 25 minutos cada, no formato documentário, que dá continuidade ao sucesso da 1ª temporada, que foi veiculada na TV Brasil, Canal Curta! e por VOD, na plataforma Tamanduá. Tal como na primeira temporada, cada episódio retratará um grande escritor ou escritora contemporânea brasileira em atividade, sua história e trajetória, influências e processo criativo. Nenhum dos entrevistados que comporão a 2ª temporada poderá ter participado da edição anterior. A série contará com escritores e escritoras dos gêneros romance, poesia, conto, crônica, ensaio, biografia e memória, formando um painel representativo da produção literária contemporânea brasileira, com diversidade de origens, gêneros, etnias e estilos. A curadoria será do escritor Luís Fernando Emediato, que entre 40 nomes levantados pela produção, montará o elenco dos 13 selecionados que serão abordados na série.
O foco principal de cada episódio está na figura do autor, em primeiro plano, a partir de uma entrevista, no seu local de trabalho, casa ou escritório. Entretanto, cada programa terá materiais adicionais, como imagens da cidade em que vive, seus ambientes preferidos e inspiradores, além de outros elementos que possam ilustrar sua obra e contextualizar geográfica, histórica e culturalmente a região do país em que o escritor ou escritora está assentado para criar e produzir sua literatura. Fotos, trechos de filmes adaptados de seus livros, entrevistas históricas e outros documentos relevantes do acervo pessoal de cada entrevistado, associados a animações gráficas, quando houver coerência estética, compõem o conjunto de ícones e informações visuais que irão ilustrar os programas da série "Impressões do Brasil - 2ª Temporada".
Um mosaico guiado pelas informações e reflexões de cada personagem entrevistado(a), numa edição dinâmica, revelando ao público uma visão rica e original sobre o universo e a produção literária de cada autor ou autora.
Brasil Clássico Caipira



Uma série que conta a trajetória da música caipira brasileira, estruturada a partir da interpretação de 22 clássicos do gênero, interpretados por Pereira da Viola, Irmãs Galvão, Genésio Tocantins e Dércio Marques. Todas as canções têm arranjos eruditos com orquestração do maestro Joaquim França e direção musical de Rildo Hora. Uma linha do tempo que desenha a história da música caipira e a sua riqueza estética é retratada pelos textos apresentados por Antônio Grassi e por entrevistas com pesquisadores, cantores e músicos.










